
Comprometida em atender às múltiplas demandas dos mais diversos setores industriais, a Saint-Gobain produz tubos especiais, além de correias e perfis, que têm como matéria-prima uma ampla variedade de materiais. Tamanha diversidade tem o objetivo de levar às mãos dos clientes produtos adequados a inúmeras aplicações.
Dentre os materiais utilizados para a fabricação das tubulações especiais, estão o poliuretano, PVC, poliamida, polietileno e policarbonato.
Submetidos a testes rigorosos, os produtos da Saint-Gobain têm eficiência comprovada e atendem com excelência às demandas para as quais foram fabricados -- como resistência a químicos, meios agressivos e temperaturas extremas.
Tubulações em Poliuretano
Desenvolvidos para atender a aplicações que requerem excelente flexibilidade e alta estabilidade térmica, os tubos de Poliuretano são ideais para sistemas pneumáticos e hidráulicos de baixa pressão, robótica, painéis de distribuição e dosadores, além de serem úteis para o ramo de material esportivo, indústria automobilística e ferramentas.
Resistentes a temperaturas extremas, essas tubulações se adequam bem a ambientes que vão de -30°C a 60°C. Com excepcional raio de curvatura, baixo peso e acabamento superficial plano, os tubos da Saint-Gobain são de manuseio simples e podem ser montados sem dificuldades. A matéria-prima utilizada também permite a resolução de problemas de dobras ou torções, além de garantir uma moldagem térmica e a comercialização em formato espiral.
Tubos em PVC
Dentre os materiais utilizados pela Saint-Gobain para a fabricação de tubulações, está o PVC. Conhecida por sua versatilidade, trata-se uma matéria-prima adaptável a usos diversos, desde produtos médico-hospitalares até tubos para a construção civil, passando pelo ramo automobilístico, por sistemas de canalização de água e esgoto, além de mangueiras.
Os tubos de PVC também são bastante úteis para uso em sistemas de irrigação, redes subterrâneas e de superfícies, filtros para poços profundos e minas, redes de drenagem agrícolas e de estradas. O produto é considerado ambientalmente amigável.
Além de ser um isolante térmico, elétrico e acústico, o PVC é resistente à maior parte dos reagentes químicos, além de suportar choques e ter estrutura sólida. Impermeável a gases e líquidos, esse material resiste à exposição solar, à chuva, ao vento e à maresia e pode ser submetido a aplicações com temperaturas de trabalho que variam entre 0ºC e 60ºC.
Tubulações em Poliamida
Os tubos da Saint-Gobain fabricados a partir da Poliamida são utilizados pelos mais diversos setores. Úteis à indústria alimentícia, também podem ser encontrados no ramo de bebidas e de produtos farmacêuticos, além de linhas de automação, hidráulica de baixa pressão e lubrificação, instrumentação, controle e acessórios pneumáticos, ar, refrigeração e ar condicionado.
Essas tubulações têm como características a excelência em resistência mecânica e química e os bons níveis de estabilidade quando expostas a altas temperaturas. A montagem também é facilitada e os produtos têm proteção contra raios ultravioleta UVA e UVB.
Tubos em Polietileno de alta e baixa densidade
Compatíveis com as mais diversas aplicações, os tubos de Polietileno podem ser classificados como de alta e baixa densidade. E embora tenham particularidades únicas, ambos também têm semelhanças entre si e são utilizados especialmente no transporte de fluídos potáveis.
Os tubos de polietileno de alta densidade (PEAD) e polietileno de baixa densidade (PEBD) são atóxicos, antiaderentes, resistentes a químicos, a ambientes extremos e a impactos. O PEAD é de fácil manuseio, funciona como um isolante por ter resistência térmica e suporta atrito, abrasão e corrosão. Sua temperatura de trabalho varia de -20º C a +60º C. O PEBD, por sua vez, apresenta boa flexibilidade e suporta temperaturas que vão de 0º C até +60º C.
Úteis na condução de fluídos sob baixa pressão, os tubos PEBD podem ser utilizados para revestir tubulações e conduzir produtos químicos em ambientes agressivos, na indústria alimentícia, no setor de bebidas e no ramo farmacêutico.
Vastamente usadas pela indústria de alimentos, as tubulações PEAD têm indicação para o transporte de fluídos químicos, podem servir como revestimento para outros tubos, além de serem ideais para os setores de irrigação, tubulação e distribuição de água potável.
Tubulações em Policarbonato
Por se tratar de um material marcado pela versatilidade, o policarbonato é utilizado na fabricação de tubulações úteis aos setores de aparelhagem médica, embalagens, iluminação em LED, linhas de passagem e muitos outros.
Estes tubos apresentam características mecânicas em níveis elevados, são resistentes à tensão e a temperaturas extremas. Sua resistência faz com que impactos sejam bem absorvidos mesmo em ambientes com temperaturas baixas.
Tubos Tripla Camada
Os tubos Tripla Camada da Saint-Gobain são desenvolvidos atendendo a critérios rigorosos que combinam o polímero mais indicado para cada uma de suas faces, internas e externas.
O uso deste tipo de tubulação resulta na redução de custo e eficiência no trabalho devido às excelentes propriedades mecânicas do produto, que também apresenta resistência química e é livre de materiais restritos, como o DEHP.
Projetado para ser resistente aos raios ultravioleta, o tubo Tripla Camada é desenvolvido em materiais, cores e tamanhos diferentes e também pode ser adquirido na versão anti-chama para inibir o risco de incêndios nas aplicações.
Tubos para Bomba Peristáltica
Fabricada sem ftalato dentre seus componentes, a Tygon S3 ™ E-LFL é a nossa bomba peristáltica de melhor desempenho, sem equivalente no setor. Testada rigorosamente, ela atende aos mesmos padrões físicos que a tubulação antiga Tygon® LFL, com mil horas de vida útil a zero bar de contrapressão, baixo teor de fragmentação de partículas, além de possuir resistência química.
Criado especialmente para uso peristáltico, o novo tubo Tygon S3 ™ E-LFL conta ainda com contrapressão de até 1,7 bar e é capaz de reduzir o tempo de inatividade durante a produção.
Testes realizados pela Saint-Gobain provaram também que essa tubulação elimina a necessidade de substituição frequente do filtro downstream devido à redução nas partículas de fragmentação -- o que também reduz o risco de contaminação por fluído sensível. Essas características fazem da Tygon S3 ™ E-LFL um produto adequado para várias aplicações, como farmacêuticas, de transferência de produtos químicos de alta pureza, cosméticos e alimentos.
Resistente ao envelhecimento, a tubulação apresenta ainda ampla resistência química e permite que bebidas e alimentos sejam conduzidos sem risco de corrosão -- como ocorre com metais -- ou oxidação, como é o caso da borracha.
Tubos em Fluoropolímeros
A linha de tubos em Fluoropolímeros da Saint-Gobain é composta pelas tubulações Versilon™ FEP, PFA e PTFE. A primeira delas apresenta excelentes níveis de resistência física e química com alta pureza para processos críticos. Com várias classes de FEP adaptáveis a diferentes aplicações, os tubos não sofrem corrosão e não oxidam, além de não serem afetados por quase todos os solventes, ácidos e combustíveis.
O Versilon™ PFA, por sua vez, é resistente à difusão e a produtos químicos. Disponíveis em graus de pureza mais elevados para serem utilizados em aplicações extremamente críticas, os tubos são adequados para uso em setores como as indústrias de semicondutores, laboratório, meio ambiente e farmacêutica.
Já os tubos PTFE são conhecidos por suportar mais altas temperaturas de trabalho, superando qualquer outra tubulação de fluoropolímero disponível no mercado. Para isso, a Saint-Gobain seleciona o tipo de resina, o tamanho da partícula, a temperatura e a pressão necessárias para a fabricação do tubo, que tem como características uma estrutura lisa, sem poros e dimensionalmente estável.
Tubos Multi-Lúmen
Fabricados para serem minimamente invasivos sem perder a capacidade de precisão, os tubos Lúmen podem ser produzidos nos modelos único, duplo ou multi. São utilizados para transportar, introduzir e fazer a retirada de líquidos, passando por setores da anatomia com baixo atrito, resistência a torções, revestimentos especiais e capacidade de lubrificação. Flexíveis e resilientes, essas tubulações podem receber aditivos e múltiplas camadas de diferentes bases.
Estes equipamentos podem ser utilizados em aplicações voltadas a tratamentos neurovasculares (Derrames), cardiovasculares (Angioplastia, reparo da válvula mitral entre outros), intervenção periférica (Terapia venosa, dreno entre outros) e implantes (Válvulas prostéticas, filtro venal entre outros).
Solicite um orçamento
Entre em contato com o time de especialistas da Saint-Gobain para solicitar um orçamento, esclarecer dúvidas ou deixar sugestões pertinentes.